terça-feira, 6 de novembro de 2012

Malefícios do Facebook


Segundo pesquisas, atualmente 79% dos jovens que usam internet no Brasil são membros do facebook, o tornando uma grande ferramenta de comunicação entre os jovens. Isso ocorre devido ao fácil acesso a internet e o crescimento explosivo dos smartphones, permitindo que a rede social seja acessada de qualquer lugar a qualquer momento. Muitos desses jovens chegam a acessar a rede social por mais de 3 horas por dia e como tudo em excesso, o facebook também pode representar um perigo para a saúde dos jovens.
Ter acesso excessivo a essa rede social pode causar dependência, e junto com essa dependência, trazer sintomas de depressão, distúrbios psicológicos, dentre outros. Muitas pessoas às vezes nem interagem de fato com os amigos, mas se veem na obrigação de atualizar o feed de notícias para estar totalmente por dentro do que está acontecendo na rede, é aí que pode morar o perigo.
Já ficou mais do que claro, que muitas pessoas que sofrem dos sintomas de depressão devido ao facebook, se sentiam mais triste com relação às suas próprias vidas devido o motivo de sempre compararem suas vidas com as vidas de outras pessoas. Como as pessoas tem o costume de postar apenas coisas boas de suas vidas, acaba por ficar distorcida a percepção da realidade, fazendo com que as pessoas julguem suas vidas de acordo com essa realidade.
Outro fato que pode ocorrer, é prejudicar na vida social. Muitas vezes, os jovens vêm trocando o contato físico, a conversa cara-a-cara, pelas redes sociais. Mais uma vez facilitando o surgimento de depressão, e baixa autoestima, podendo até mesmo fazer com que a pessoa se torne uma pessoa antissocial.
Esses fatos demonstram o quanto o facebook pode acabar prejudicando na vida dos jovens, fatos que podem afetar diretamente na saúde dos membros dessa rede social. É muito importante que exista uma dosagem correta do tempo que desperdiçamos no facebook ou em qualquer outra rede social, não podemos nos tornar dependente de algo que não nos acrescenta em absolutamente nada, o facebook deveria ser usado de uma forma mais saudável, de forma que não interfira em nossa vida social e muito menos em nossa saúde.

Trabalho Video 2